O gel é um
produto estruturante destinado a criar movimento ao cabelo e a segurá-lo! Permite ainda achatar os cabelos ou controlar os fios mais rebeldes. E, já que o gel não se destina unicamente aos homens, saiba como tirar partido do mesmo!
O gel estruturante permite selar o cabelo, encorpá-lo e deixá-lo luminoso. Deve ser escolhido em função do seu índice de fixação, consoante o preferir mais forte ou mais ligeiro. «Por exemplo, para um simples efeito penteado-despenteado, um gel de fixação média é quanto basta. Agora, para uns
penteados armados e estruturados, a fixação deve ser forte. Então, se
acrescentar um véu de laca, que é ótima em termos de fixação, melhor ainda!»
Antes de mais, saiba que o gel se usa principalmente em cabelos curtos. «O gel não é apropriado para os cabelos compridos. A menos que ponha gel “aos pacotes”, não vejo maneira de fixar movimento ao nível do comprimento e das pontas de forma duradoura. Existem outros produtos bem mais adequados, como é o caso das lacas, que permitem criar e fixar.»
Para realizar um
efeito wet look, utilize um gel de fixação média para evitar que os cabelos fiquem tesos ou com um aspeto engessado. «Deite uma noz de gel nas mãos e trabalhe as mechas de acordo com o efeito pretendido, preferencialmente em cabelos húmidos.» Para acentuar o lado brilhante do seu wet look, não hesite em misturar o gel com umas gotas de
soro capilar.
Para uns penteados bastante achatados, utilize um
gel de fixação forte para dispor os seus cabelos para trás, e fixe-os com um véu de laca para o seu penteado se manter impecável o dia inteiro. «Aplique mesmo o gel mecha por mecha para um penteado verdadeiramente estruturado.»
A nossa dica: Reparta harmoniosamente o gel na sua cabeleira, de modo a evitar aquele ar engessado, que não só não é muito bonito como dá um aspeto um tanto artificial. Aplique, por conseguinte, o gel a dedo para uma máxima precisão possível.
© DR © Jean Louis David