Para a sua coleção primavera-verão 2013, o estilista Jean Paul Gaultier fez questão de prestar homenagem aos ícones dos anos 80. Ícones estes que marcaram gerações pelos seus looks, mas também pelos seus penteados e pelas maquilhagens. Enfoque nestes
penteados cultos dos anos 80.
Madonna. A rainha da pop começou a sua carreira na década de 80 com looks provocantes e uma maquilhagem bastante característica. Naquela época, a estrela usava os cabelos loiros com permanente. E não hesitava em munir-se de adereços para dinamizar os seus penteados. Basta pensar, por exemplo, no seu lenço atado na cabeça.
David Bowie. Melhor dizendo, o seu personagem de Ziggy Stardust nos anos 70. Mas é preciso esperar pelos anos 80 para que o seu tão característico corte Chamirro encontre, finalmente, fiéis seguidores. Entenda-se por Chamirro aquele corte curtinho na frente, em cima e nos lados, e comprido atrás. David Bowie levou a excentricidade até ao fim, optando por uma coloração vermelha!
Michael Jackson. Certamente se lembrará do seu blusão “Thriller” vermelho e da sua luva que não largava nem por nada. Mas lembre-se ainda do seu famoso chapéu preto de estilo Borsalino e da sua mecha encaracolada que lhe tapava parcial e subtilmente a vista.
Annie Lennox. Esta cantora é, de alguma forma, a precursora do
estilo boyish! O seu legendário corte curto, um tanto à escovinha, fez correr muita tinta. Agora, está mais virada para o
loiro quase polar, mas, naquela época, usava o vermelho para um look nem um pouco convencional.
Boy George. Este artista de estilo andrógino suscitou diversas controvérsias. Lembremo-nos, por exemplo, da sua maquilhagem extravagante e das suas rastas, ou ainda do seu outro penteado incontornável: uma permanente em cabelos usados soltos, com um chapéu pousado simplesmente em cima da cabeça.
© Pixelformula / Desfile Jean Paul Gaultier pronto-a-vestir, primavera-verão 2013 © Jean Louis David