Para além da sua função propriamente dita, os óculos graduados impõem-se, hoje em dia, pelo seu estilo. Deixaram de preencher unicamente a necessidade de corrigir a visão, passando também a dinamizar o seu look. Para corresponderem a 100% ao seu perfil, adapte os óculos e os seus penteados ao seu estilo!
Para desencantar uma armação de óculos que combine com o seu estilo, opte por algo que lhe agrade, dentro das armações das últimas tendências. “A uma dada altura, as armações queriam-se bastante discretas, para não dizer inexistentes. Mas, agora, assiste-se ao regresso das armações, imponentes, por sinal!” A forma deve ser escolhida em função dos seus gostos, mas também do seu estilo.
Privilegie as armações redondas, se estiver numa de intelectual. As armações em forma de borboleta ficam lindamente com o look retro. Para um estilo artístico, deixe-se seduzir por óculos de armações espessas e hastes largas. Finalmente, para um look simplesmente tendência ou rock, aposte nuns óculos oversize, nem demasiado redondos, nem demasiado retangulares.
Quanto às cores, a sobriedade é, regra geral, de rigor. “O preto ou as tonalidades escuras devem ser privilegiados. Principalmente se usar óculos graduados no dia-a-dia. O preto consegue até ser bastante interessante combinado com um
loiro platinado ou com um
loiro branco para um contraste irresistível.” Outra tonalidade igualmente bastante em voga, chamada “escamas de tartaruga”, uma mescla de castanhos.
Agora que já se decidiu quanto aos óculos, só lhe resta encontrar um penteado à altura das suas expectativas! Para reproduzir o estilo intelectual, o corte curto usa-se “arrapazado” e os
cabelos compridos, desgrenhados. “Os óculos em forma de borboleta assentam bem com penteados retro, como o
coque banana, os cabelos soltos e ripados ou ainda as
poupas XXL.” Se tiver escolhido óculos com armação espessa e hastes largas, opte então por um rabo-de-cavalo ou um puxo baixo. “No entanto, se há uma coisa a evitar com óculos graduados é a franja, pois uma grande parte do seu rosto ficaria tapada, o que teria tendência a encolhê-lo.”
© Pixelformula / Desfile 3.1 Phillip Lim pronto-a-vestir, primavera-verão 2013 © Jean Louis David