Qual é o novo adereço capilar que todas grandes seguidoras de moda e beleza querem? É o pompom. Não, não é nenhum trocadilho, é 100% verídico. Passamos a explicar.
Quando não são os penteados a reinventarem-se, são os adereços. Adeus elásticos tradicionais, venham daí as joias para os cabelos e a cabeça! Depois do
furor das headbands em todo o género, a moda dos turbantes, o grande regresso do scrunchy dos anos 90, a chegada das mangas metalizadas e das coroas, o elemento mais recente a juntar-se ao clã das fantasias capilares em voga é… o pompom!
A lã voltou a fazer das suas. Nada de admirar. Neste verão, viu
neo-rastas (sabe, aquelas imitações de rastas, que mesclam lãs, que se usavam muito nas férias nos seus tempos de adolescência…) em catwalks (na casa Chanel) e nos desfiles de moda mais arrojados (a “hair tapestry” de Dazed and Confused fez furor). Depois, veio a tendência da trança “vestida”, usada no desfile Xiao Li, dentro do mesmo espírito hippie e chique. «A lã é o novo cabelo», quase se pode deduzir.
Mas porquê o pompom? Por ser feito à base de pedra, bilateral. Meio-termo entre o amor devoto pelas multidões de fio de lã (o tricot voltou a estar na moda) e a tendência étnica inspirada pelas civilizações ameríndias (entre os quais se destacam os famosos padrões navajo), o pompom joga em duas equipas em voga. Este mininovelo de lã dá um toque final notável a qualquer visual, um pouco como a cereja em cima do bolo, razões de sobra para lhe abrir o apetite…
Como se adapta? Pode usar um adereço do cabelo com pompons com um penteado fácil de fazer como um
rabo-de-cavalo ou um puxo. Com uma trança, é excessivo (demasiada informação ao mesmo tempo) a menos que aposte num acabamento artístico ou que queira andar disfarçada. Pela mesma razão, privilegie roupa sóbria, preta ou com peças de cor lisas, sem padrões nem motivos. Se resolver adotar um pompom colorido (ou algo que mais parece um arco-íris) para alegrar a sua juba, terá de estar atenta a esse pormenor para não cometer duas gafes ao mesmo tempo. Quem avisa, seu amigo é!
© Getty Images © Jean Louis David