Chapéu Panamá, boné… Existem inúmeros adereços que protegem do sol, em tempo de verão. No entanto, já alguma vez lhe ocorreu usar um
chapéu “cloche” à beira-mar? Mais especificamente o chapéu “cloche” com tachas. Não, pois não? Talvez seja por parecer difícil de se usar no dia-a-dia. O destaque vai para este adereço.
O chapéu “cloche”. Reservado, durante longos anos, às avozinhas, este chapéu em forma de sino conserva aquela imagem de “velhinha”. A estilista Sonia Rykiel deu-lhe um toque mais atual e adornou-o com tachas para o modernizar. Ainda assim, não é fácil imaginar-se a usá-lo. Principalmente depois de se observar as fotos do desfile: como é que as modelos conseguem desfilar com um chapéu enfiado na cabeça?!
A quem se destina o chapéu “cloche” com tachas? Não é fácil ter uma ideia de quem o poderá vir a adotar no quotidiano. Menos ainda nesta estação do ano! O chapéu “cloche” tende a ser confecionado em feltro, que é um material quente. Um visual composto por um fato de banho e um chapéu “cloche” não é fácil de imaginar, convenhamos! Que tal oferecê-lo antes à sua tia-avó por altura do Natal?
Como se adota? Tem um fraquinho por este adereço? Só lhe resta mesmo arranjar um penteado para o acompanhar. Aquelas cujo cabelo seja curto terão de se contentar em usá-lo solto, ao passo que as outras poderão fazer um apanhado, o qual terá de se situar ao nível da nuca para não incomodar. Separe
uma risca ao meio e junte a sua cabeleira ao nível da nuca. Prenda os cabelos com um elástico, e já está! Que tal? O chapéu em forma de sino com tachas convenceu-a?
© Pixelformula / Desfile Sonia Rykiel pronto-a-vestir, primavera-verão 2014 © Jean Louis David