O seu salão

ENCONTRE UM SALÃO

ENCONTRE UM SALÃO PERTO DE SI

Geolocalize o seu salão

Conheça os salões Jean Louis David perto de si

Ou

Pesquisar apenas saloes com uma barra em estilos

Encontre todos os saloes para realizar uma SPEED BRUSH, SPEED CURL, SPEED UP-DO

 Karité: o ouro feminino
Karité: o ouro feminino
Karité: o ouro feminino
Rituais de Tratamento

Karité: o ouro feminino

Partilhe

Produzido em África há vários séculos, a manteiga de karité é o remédio natural dos cabelos secos. Com o seu concentrado de activos hidratantes e nutritivos, o "ouro feminino" é a estrela dos componentes capilares.

Direção: África subsaariana e as suas savanas. O Karité, uma árvore com cerca de 15m, é guardada pelas mulheres da comunidade mais próxima, produzindo anualmente a manteiga tão apreciada entre os meses de Julho e Dezembro. Para chegar à manteiga de karité, as nozes (cerca de 20kg por ano) são colhidas e é-lhes retirada a polpa. Resta apenas a amêndoa, depois de ser triada, lavada e secada. De seguida, é triturada e moída – a pasta resultante é misturada com água e trabalhada à mão. Por fim, é levada a coser e filtrar.

Essencial da cultura africana

Há largos séculos que a população africana utiliza a manteiga de karité na cozinha tradicional, em produtos de beleza ou até em tratamentos medicinais, por ter ativos poderosos que previnem as irritações da pele, favorecem a cicatrização e aliviam as dores articulares. Omnipresente na cultura local, serve de unguento de massagem a bebés e a madeira é utilizada para fabricação de camas das famílias reais.

Na antiguidade, o povo egípcio deixou-se seduzir pelos seus benefícios: Nefertiti utilizou a manteiga de Karité como tratamento de pele. Daí a um explorador berbere no século XIV falar dos seus benefícios numa das suas obras, foi um pequeno passo para a sua abertura ao comércio e desenvolvimento internacional.

Uma solução para cabelos secos

Na Europa, o karité é um ingrediente estrela de muitos produtos de beleza. Com a sua fórmula concentrada em minerais, ácidos gordos e vitaminas, é a manteiga natural mais rica em ativos reparadores. Não são poucos os champôs, séruns ou máscaras que contam com este produto estrela!

Para uma ação intensiva, muitos aplicam diretamente a manteiga em estado bruto, tal como nas suas origens africanas. Trata-se de uma solução radical para proteger, hidratar e reforçar a fibra em profundidade. Existe a "gema", comestível mas com um odor muito forte e a "clara", puramente constituída por óleos essenciais e para utilização exclusivamente em fórmulas cosméticas. Para os cabelos frisados, naturalmente secos, é recomendado um "banho" de karité. Para tal, deverá aquecer a manteiga alguns segundos no micro-ondas e repartir o produto uniformemente pelas pontas e couro cabeludo. Deixe repousar, idealmente durante a noite, antes de proceder à lavagem.

Saber mais:
Rechercher uniquement les Bars à style

Encontre todos os saloes para realizar uma SPEED BRUSH, SPEED CURL, SPEED UP-DO