Os homens, na sua grande maioria, têm os cabelos bem mais curtos do que as mulheres, mas isso não é motivo para se desmazelarem ou para acharem que não precisam de cuidados. Há hábitos que são indispensáveis para conservar uns cabelos saudáveis e vigorosos, inclusive para os homens!
Existem dois problemas essenciais no caso dos homens:
a queda de cabelo e a caspa. «A queda é um fenómeno irreversível. Alguns produtos permitem reduzir a velocidade da queda, mas não conseguem travá-la, a menos que se trate de uma queda passageira relacionada com algum choque emocional. Tratar da queda do cabelo é um tanto moroso. Implica usar os produtos todos os dias, é um facto, mas estes permitem desacelerar a velocidade da queda e adiá-la em alguns anos, o que não é nada de se desaproveitar!».
Quanto à caspa, essa, trata-se lindamente desde que se recorra aos produtos certeiros. «O aparecimento da caspa depende, muitas das vezes, da higiene de vida. O couro cabeludo é bastante sensível e contém muitas terminações nervosas. Se o corpo não possuir bons hábitos, o cabelo acaba por se ressentir, daí o aparecimento da caspa». Não entre em pânico, pois
existem muitos champôs para tratar do aparecimento da caspa. «Seja no salão de cabeleireiro, seja na farmácia, basta saber identificar o tipo de caspa (oleosa ou seca) e comprar o champô adequado para a eliminar. No entanto, se o problema persistir, um dermatologista poderá prescrever produtos mais adaptados, como uma loção».
A nossa dica: Os produtos estruturantes podem, em doses elevadas, danificar os cabelos dos homens. Deve-se evitar aplicar quantidades excessivas de produto ou, então, tentar variar nos produtos. O ideal é ter dois ou três produtos estruturantes para poder diversificar no dia-a-dia e deixar o cabelo respirar.
© DR © Jean Louis David