Os seus frascos de champô e afins esvaziam-se num instante? Não sabe avaliar a quantidade de produto a aplicar? Saiba que não é a única com essa dúvida! Se há um princípio a ter em conta na aplicação de champôs e produtos de cuidado capilar, é que a quantidade depende principalmente do comprimento e da espessura dos cabelos. Enfoque nas etapas importantes dos cuidados conferidos à sua cabeleira.
No momento de lavar o cabelo, não se rale muito com o seu “grau de sujidade”, pois não é o que mais importa. «Deite uma porção de produto do tamanho de uma noz e faça uma aplicação prévia, ligeira. Para que o champô penetre bem, esfregue suavemente até criar espuma. A seguir, passe por água, de modo a remover os excessos de produto. Volte a aplicar champô e repita o processo. Proceda a uma terceira aplicação, se achar necessário. A última aplicação deve ser mais moderada. Aliás, tenha em mente que é preferível fazer várias aplicações modestas de champô do que uma única com produto em excesso».
Uma grande dose de champô não significa eficácia. «O que é importante no momento de lavar a cabeça? O facto de os cabelos estarem particularmente molhados. É da maneira que o champô cria espuma e tem eficácia».
A primeira camada de champô deve ser aplicada unicamente ao nível das raízes, o que já não acontece com as que seguirem. «Durante a primeira aplicação, não há necessidade de aplicar produto por todo o comprimento, mas apenas quando renovar a aplicação. Nessa altura, proceda à extensão e às pontas. Os cabelos ficarão igualmente bem limpos. Além do mais, terá poupado produto e dinheiro!».
Por norma,
o condicionador (ou amaciador) ajuda a desembaraçar o cabelo para além de lhe proporcionar
brilho. «O condicionador amolece os cabelos. Se ponderar usá-lo, nunca o faça ao nível das raízes, sob pena de não conseguir pentear-se posteriormente. Na verdade, os seus cabelos acabariam por carecer de vitalidade. Limite a aplicação deste produto desde metade do comprimento para baixo e nas pontas».
A nossa dica: À semelhança do condicionador,
a máscara é raramente aplicada ao nível das raízes. Acontece unicamente se for uma
máscara volumizadora. Quanto às restantes máscaras, basta aplicar na extensão e nas pontas para repor os níveis de brilho e hidratar o cabelo.