A próxima temporada primavera-verão anuncia, mais uma vez, a invasão
das tranças. Aliás, nada que a surpreenda no que toca a penteados. Em cabelos curtos ou compridos, lisos ou cacheados: a trança adapta-se ao seu tipo de cabelo e às suas preferências, na época do ano em que reina o bom tempo. Assim sendo, qual das duas irá reunir (mais) consensos: a
trança achatada ou a trança boémia?
A trança achatada. Para além do fator “tendência” que este penteado apresenta, denota-se uma intenção de praticidade. É um daqueles tão singulares penteados que impedem que os cabelos lhe caiam na cara de forma incómoda. Por mais rajadas de vento ou movimentos bruscos que possa sofrer, a sua trança, firme e fiel ao seu alinhamento de base, não tem como a deixar ficar mal. Particularmente clássica, é possível modernizá-la, recorrendo a outros adereços para apanhar o cabelo que não o tradicional elástico. Uma fita ou, porque não, um elástico que revista a forma de um laçarote. Existe toda uma panóplia de alternativas. Neste exato caso, a trança achatada é realizada partindo do cimo da cabeça até às pontas dos cabelos.
A trança boémia. Esta versão da trança é uma das únicas capazes de conservar a sua elegância, mesmo sendo realizada à pressa. Bastante estética em cabelos compridos, esta também pode ser feita em cabelos mais curtos, desde que o comprimento passe abaixo da linha dos ombros. O seu toque boémio é conferido por meia dúzia de fios subtilmente desalinhados das secções que compõem a trança. Idealmente, comece por criar a trança e, só depois, “puxe” uns e outros fios de cabelo, de modo a obter uma trança menos “composta”. Não hesite em dar
volume aos cabelos ao nível das raízes, conferindo assim um ar “selvagem” ao seu penteado. O penteado, só por si, já é suficientemente original, pelo que dispensa quaisquer extravagâncias.
Um elástico de gancho serve na perfeição.
O nosso veredicto. Nada se compara com a bela trança boémia! Ótima para qualquer circunstância, permite dar um toque de originalidade ao seu visual, mas sem comprometer a sua elegância. A trança achatada conserva aquele ar comum e tradicional. Em 2014, as cabeleiras querem-se minimamente arrojadas.
© Pixelformula / Desfiles Diesel Black Gold e Alberta Ferretti pronto-a-vestir, primavera-verão 2014© Jean Louis David