Os penteados exibidos nos desfiles da estação podem constituir uma grande fonte de inspiração. Principalmente se estes até parecerem fáceis de realizar. Usado no desfile Roksanda Ilincic, o rabo-de-cavalo ornado com uma fita XXL dá vontade de o adaptar às nossas cabeleiras! Os nossos profissionais explicam-lhe como proceder.
O penteado é bastante minimalista e fácil de realizar. «A única condição para que o efeito funcione mesmo reside em optar por um tecido rígido. O veludo, a título de exemplo, seria demasiado flácido quando, neste caso, as arestas até são bastante tesas. Prefira, por isso, um material mais encorpado e resistente».
Depois de escolher a fita, terá de preparar os seus cabelos. «Prepare a matéria em primeiro lugar. Evite que os seus cabelos estejam demasiado alisados, ainda que estes devam estar minimamente maneáveis. Aqui, o que importa mesmo é relaxar o cabelo. Para o efeito, aplique
um produto estruturante que ajude os cabelos a ganharem alguma maneabilidade, como a espuma, por exemplo. Penteie a sua cabeleira com uma escova achatada, evitando assim
acentuar o volume».
Uma vez os cabelos devidamente preparados, proceda à realização do apanhado. «Junte os cabelos e disponha-os no cimo da nuca para os prender com um elástico invisível. A seguir, agarre na dita fita e ate-a no centro para conferir um resultado equilibrado e geométrico ao apanhado. A subtileza, neste caso, consiste em dar um jeito ao laçarote no sentido de fazer com que uma das pontas da fita fique virada para cima, e a outra, para baixo».
A nossa dica: É difícil encontrar à venda uma fita para o cabelo dentro deste género. Entre na onda do “faça você mesmo(a)” e conceba a sua própria fita com estas características, destinada a apanhar o cabelo. Arranje uma fita e reforce o interior desta com um arame.
© Pixelformula / Desfile Roksanda Ilincic pronto-a-vestir, primavera-verão 2014 © Jean Louis David