Este chapéu forrado, bastante apreciado (inicialmente) pela burguesia russa, é o adereço invernal das grandes friorentas. Na verdade, dificilmente se arranja um chapéu tão quentinho quanto este. Considerado antiquado durante uns bons anos, o chapka volta a estar na berra para derreter o coração das fashionistas.
Escolher o chapka. Existem inúmeras versões do tradicional chapka. O mais conhecido e o mais revisitado é seguramente o de pelo (ou em imitação de pelo para as amigas dos bichinhos) com orelhas. Imponente, este chapéu cobre a cabeça na íntegra, parte da testa e as orelhas. Mas, fique descansada, pois existem modelos menos magistrais do que aqueles que desfilaram nas cabeças das modelos para o estilista Yigal Azrouel! As cores também se diversificam. O seu chapka pode ser castanho, preto, mas também branco ou colorido. Tudo depende do estilo que pretender apresentar. Saiba que existem modelos em matéria polar. Podem até não ser tão estilosos, mas são tão quentinhos quanto os outros. Por último, note que ainda se pode encantar pelo seu semelhante sem orelhas, ou seja, o gorro típico da Rússia.
Usar o chapka. Em termos de look, pode adotar o chapka com um longo casaco de peles para incarnar na perfeição a Rainha da Neve. Se não apreciar muito o seu lado burguês, pode usá-lo com um casaco de penas ou com um blusão em couro e combiná-lo com umas botas de motoqueira, umas calças de ganga justas ou uma minissaia de couro, para um look neo-rock.
Chapka e penteado. O chapka enfia-se na cabeça. Se os seus cabelos forem curtos ou não passarem dos ombros, o mais certo é que passem despercebidos debaixo deste chapéu. Os cabelos semilongos e os cabelos compridos são os que mais ficam beneficiados, desde que sejam usados soltos ou com apanhados baixos. Os
cabelos compridos lisíssimos ou ainda os
cabelos wavy assentam que nem uma luva com este tipo de chapéu. Se gostar mais de andar com eles apanhados, pense nas tranças de lado, nos rabos-de-cavalo e nos puxos baixos. Finalmente, se achar que as suas raízes tendem a ficar mais oleosas com o uso do chapka, adote um champô para raízes oleosas e pontas secas para controlar esta crise passageira!