O uso do alisador de cabelo nem sempre foi uma realidade. Há só uns 10 anos para cá que este aparelho é usado para alisar os cabelos. Antes, recorria-se a outras técnicas. Enfoque nos métodos para um alisamento impecável sem alisador.
Antes de se ter inventado o alisador de cabelo, todas
as mulheres que quisessem ter o cabelo liso faziam um brushing. «O brushing é tão eficiente a alisar os cabelos quanto o alisador. Ambos se baseiam no mesmo princípio: calor e uma base de apoio. É certo que as placas facilitam o processo pelo facto de aquecerem bastante, mas consegue-se o mesmo resultado com uma escova e
um secador. Além do mais, o brushing permite um maior respeito pela matéria ao estar menos diretamente em contacto com a zona aquecida. Único inconveniente: o brushing demora mais tempo a fazer».
O brushing não é a única solução para ter cabelos perfeitamente lisos sem recorrer ao alisador. «Poderá fazer um brushing “mexicano”, dando a volta à cabeleira com uma escova plana. Seque as mechas, uma a uma, para maximizar a eficácia.
Uns rolos bem largos também podem fazer jeito, especialmente em cabelos frisados. Ao usar rolos mais largos do que a espiral natural dos seus cachos, acaba por relaxá-los, ou seja, por alisar os cabelos. Obviamente, há necessidade da ação do calor sobre os rolos para obter um resultado perfeito».
A nossa dica: Seja para realizar um brushing, seja para receberem rolos, os seus cabelos devem estar protegidos do calor.
A ação do calor pode sensibilizar a matéria dos seus cabelos, pelo que a etapa de proteção é indispensável. Um spray alisador de proteção térmica é o ideal nestes casos.
© Pixelformula / desfile Emmanuel Ungaro pronto-a-vestir, outono-inverno 2013-2014 © Jean Louis David