O lenço não tem só a função de agasalhar o pescoço. Pode igualmente servir de acessório para o cabelo, quer para o prender, quer como adorno. Descubra, desde já, três maneiras de o usar para um look absolutamente retro.
O coque. Separe uma mecha generosa do cabelo da frente. Mantenha os restantes cabelos apanhados, enquanto estiver a executar a tarefa. Levante a mecha, segurando-a com uma mão e, com a outra, ripe-a com um pente de dentes largos, desde a metade do comprimento do cabelo até à raiz: ao criar volume, confere maior resistência ao seu coque. Efetue esse movimento preferencialmente por dentro (face não visível do cabelo), de modo a ficar o mais discreto possível. Uma vez ripada, disponha a mecha para trás e prenda-a com ganchos. Pegue, então, no lenço, dê-lhe a forma de uma venda e, fazendo-o passar pela nuca, enrole-o em torno da cabeça, e dê um nó.
O bun. Ao contrário do coque, o bun (puxo alto) permite conferir volume atrás e não à frente. Uma tendência que lembra os anos 60, reservada para cabelos com algum comprimento. Agarre no cabelo todo e faça um puxo descontraído, sem grandes definições, o qual deverá ficar bem alto e à vista. Para isso, basta fazer um rabo-de-cavalo e enrolar o cabelo que está fora do elástico à volta do mesmo. Dobre o lenço de maneira a ficar como uma venda larga e ate-o ao nível da nuca. Puxe o lenço bem para trás, de modo a ficar encostado ao puxo.
A bandana. Para um look retro mais discreto, alise o cabelo com o seu alisador ou estique-o simplesmente com escova e secador, muito ao de leve. Ao dobrar o seu lenço, deixe-o com alguma largura e disponha-o o mais à frente possível, de modo a cobrir ligeiramente a testa. Prefira um lenço comprido, que possa atar ao nível da nuca e usar para o lado, dispondo as pontas a descair naturalmente pelo ombro. Um penteado elegante e de fácil execução.
© Pixelformula / Défilé Marc Jacobs prêt-à-porter, Printemps-Été 2012 © Jean Louis David